top of page

Publicações de Artigos em Periódicos Científicos

Aqui apresento as últimas publicações de artigos dos últimos anos.

​

Para ter acesso a todas as publicações (revistas e congressos) visite os seguintes sites:

O presente estudo tem por objetivo evidenciar a importância da interdisciplinaridade nos estudos de carreira. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica que resultou o corpus de análise. Como contribuições para os estudos das profissões e das carreiras destacam-se: (a) a identificação das inúmeras correlações entre os vários atores sociais que participam do campo e contribuem para a construção social da profissão e da carreira médica; (b) a constatação da importância do papel do Estado na regulação do mercado de trabalho; (c) a relação dos fatos históricos com o contexto contemporâneo da profissão médica; (d) as possibilidades analíticas obtidas nos estudos das profissões e das carreiras com o emprego da teoria dos campos simbólicos da abordagem bourdieusiana; e (e) evidenciar as contribuições advindas da disciplina de Sociologia.

O presente artigo tem como objetivo apresentar a ação implementada pela Comissão de Ética Setorial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que se propôs a reduzir o distanciamento entre a comissão e os agentes públicos, entre outras proposições. O estudo foi desenvolvido como artigo técnico em que é apresentada a solução desenvolvida pela Comissão de Ética, que consiste em um projeto-piloto denominado “Falando sobre ética…”, em que se teve em vista aperfeiçoar a atuação dessa comissão, realizando reuniões no ambiente de trabalho dos agentes de maneira informal. Os resultados do projeto demonstraram a importância de estabelecer espaços que aproximem os agentes públicos das reflexões e debates sobre a ética pública, além de ampliar e aperfeiçoar o trabalho da Comissão de Ética com uma ação simples, que demandou poucos recursos (financeiros e materiais) em seu desenvolvimento.

Gestão por Competência na Administração Pública: um modelo de mediação moderado

O estudo buscou examinar as associações entre conhecimentos, habilidades e atitudes, avaliando o papel mediador das habilidades e o papel moderador da idade na constituição das atitudes de servidores públicos. Para tanto, aplicamos um questionário que contou com a participação de 342 servidores públicos de uma autarquia do setor de infraestrutura de transportes. A análise dos dados ocorreu através da modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais. Os resultados revelam que  os conhecimentos estão positivamente associados às habilidades. Também constatamos que as habilidades estão positivamente associadas às atitudes, e que as habilidades exercem papel mediador na relação entre conhecimentos e atitudes. Em especial, demonstramos que a idade modera negativamente a relação entre habilidades e atitudes, o que significa que quanto maior a idade, menores os níveis de atitudes dos colaboradores, mesmo em contextos de altas habilidades. Por fim, identificamos que ser do sexo masculino está negativamente associado às atitudes.

Gig Economy: estado da arte sob a ótica das relações de trabalho e uma chamada para pesquisas futuras

O presente trabalho tem como objetivo examinar a literatura científica internacional com vistas a contribuir para o aprofundamento do conhecimento acerca da gig economy, em estudos desenvolvidos a partir da perspectiva do trabalhador. Para tanto, empregamos três modelos de análises: bibliométrica, cientométrica e de conteúdo, que forneceram um retrato dinâmico de como se estrutura o domínio de conhecimento deste campo atualmente. Os resultados evidenciam que o campo é altamente recente e promissor, com início em 2016, marcado pela publicação em periódicos com alto fator de impacto, situados, em geral, no primeiro quartil, o que informa que o campo de estudos é de interesse da comunidade acadêmica internacional. Além disso, identificamos os principais autores e documentos cocitados, as palavras-chave com maior ocorrência e com maior explosão de citações, descortinando tendências sobre o tema. Propomos a classificação dos estudos deste campo em três perspectivas: The Bright Side, The Dark Side e Regulação do Estado. Por fim, propusemos rotas de investigação em forma de desafios a serem superados pelos pesquisadores. Tal agenda de pesquisa convida os investigadores a contribuírem na edificação de um campo em construção.

Motivações para os trabalhadores se engajarem na Sharing Economy: encontros, desencontros e proposta de uma abordagem bourdieusiana

O presente artigo tem como objetivo compreender as motivações para o engajamento dos trabalhadores que atuam na Sharing Economy (Economia de Compartilhamento) identificadas na literatura científica. Para a concepção do corpus de análise realizou-se uma revisão da literatura, a partir de uma busca na base de dados Web of Science (WOS). Os achados deste estudo apontam para a existência de uma gama de motivações para a participação sharing economy. Verificou-se, ao longo da análise, que se trata de um tema multidisciplinar que, sobretudo no campo dos estudos organizacionais e da gestão, apresenta tendência a privilegiar as motivações de ordem intrínseca, ou seja, aquelas inerentes à atividade, e que tendem a valorizar aspectos como satisfação pessoal, relacionamento social e responsabilidade socioambiental. Em contraposição à abordagem dominante, que tende a privilegiar a agência, em detrimento de influências contextuais, propõe-se neste artigo a adoção da sociologia disposicional de Pierre Bourdieu para a investigação das motivações individuais para o engajamento na sharing economy. Enfatiza-se, portanto, a necessidade de se perseguir a integração das dimensões micro e macro de análise, característica central do arcabouço teórico-empírico do autor.

bottom of page